Javier Galiana é o novo director-geral da FIL  
     
 

Javier Galiana é o novo director-geral da Feira Internacional de Lisboa (FIL), estrutura da Associação Industrial Portuguesa-Confederação Empresarial (AIP-CE) que tem por missão a organização de feiras e salões de âmbito nacional e internacional.
Na sua já longa carreira profissional, Javier Galiana trabalhou em diversas ocasiões com a AIP-CE. A colaboração de Javier Galiana com a FIL remonta a 1989, ano em que se iniciou o projecto da feira Alimentaria Lisboa.
Javier Galiana foi, desde 2005, presidente da Associação de Feiras Espanholas (AFE) e era, até agora, director-geral da Feira de Valladolid, uma das mais importantes infra-estruturas feriais de Espanha.
Javier Galiana iniciou a sua carreira no sector ferial, em 1976, na Feira Internacional Del Campo (Madrid). É considerado, essencialmente, um técnico deste sector, dada a sua passagem por instituições e recintos de dimensão pequena, média e grande; trabalhou em empresas privadas e públicas, de âmbito nacional e internacional; criou e dirigiu certames tanto em Espanha como no estrangeiro, numa vasta área de sectores. É, portanto, um profundo conhecedor das necessidades e desenvolvimentos de gestão ferial em todos os seus diferentes e múltiplos aspectos.

 
 
Tektónica - Maior Feira de Construção abre portas dia 20 de Maio  
     
 
Novidades Tektónica 2008

A 10ª edição da Tektónica apresenta como sempre novos motivos de interesse, num programa repleto de eventos relevantes e que agregam as entidades mais activas do sector. A Maior feira Portuguesa de Construção espera 55.000 visitantes profissionais, 1.000 dos quais estrangeiros e irá ocupar todos os pavilhões e área exterior da Feira Internacional de Lisboa em mais de 50.000m2 de exposição.

Destaque para:

- 1ª Conferência sobre eficiência Energética em Edifícios
A Conferência "Eficiência Energética em Edifícios" tem como objectivo principal informar e esclarecer profissionais ligados ao mercado da construção: arquitectos, engenheiros, construtores, empreiteiros, projectistas, instaladores, promotores ou mediadores imobiliários, sobre os novos desafios que os regulamentos acarretam. Esta Conferência constitui a primeira grande iniciativa agendada para 2008 sobre esta questão, o que reforça a importância da mesma e o seu papel na mobilização do mercado para novas realidades na concepção, projecto, construção, comercialização, utilização e manutenção de edifícios. A Conferência é uma organização da AIP-CE / FIL e tem a colaboração de DGEG, APA, ANET, ORDEM ARQUITECOS, ORDEM ENGENHEIROS, INCI, LNEC, ADENE, AECOPS.

- Espaço Eficiência Energética
Nos dias de hoje falamos muito de energias renováveis e em como preservar o meio ambiente, querendo conciliar essas preocupações sem prescindir da comodidade de uma casa aquecida e confortável, por isso a TEKTÓNICA criou um espaço de destaque, palco de uma exposição no sector da Energia, onde algumas empresas terão oportunidade de fazer uma primeira apresentação dos seus produtos e soluções inovadoras aos profissionais, através de fotografias e de uma conferência/ workshop. A utilização de energia solar para a produção de frio é também uma aplicação inovadora da energia solar térmica que será apresentada neste local. Graças a um processo de absorção, um sistema solar pode utilizar o excesso de energia produzido por um sistema solar térmico nos meses mais quentes, para produção de frio.
O espaço contará ainda com a apresentação da unidade de bomba de calor com alto rendimento energético, que reduz o consumo energético e promove a melhoria da qualidade do ar. Sistemas de energia solar térmica para a produção de águas quentes sanitárias e apoio ao aquecimento e arrefecimento de edifícios, painéis solares e Sistemas Eólicos de Microgeração são exemplos dos produtos em montra.
Este espaço irá permitir aos visitantes profissionais e aos vários Meios de Comunicação Social identificar com facilidade as novidades do sector, que, de outra forma, dada a dimensão do certame, poderia não ter a evidência devida. Não falte!

- Lançamento do Livro sobre os Produtos Inovadores apresentados na Tektónica em simultâneo com os Prémios de Arquitectura
Este é um livro concebido pela FIL em parceria com a Ordem dos Arquitectos que será lançado no dia 20 de Maio. Esta edição pretende reconhecer e premiar os melhores Projectos e os produtos mais inovadores.

- Concurso de profissões ( alvenaria ) em parceria com o CENFIC e a AECOPS
Este concurso tem como objectivo divulgar a actividade do sector e promover o reconhecimento dos seus profissionais, bem como cativar os mais novos para uma profissão com futuro, com excelentes perspectivas de empregabilidade. O Concurso visa ainda proporcionar aos concorrentes a troca de experiências individuais e o contacto com novos materiais e Tecnologias. Poderão participar jovens maiores de 18 anos, a título individual ou em representação de empresas ou entidades do Sector da Construção. A prova inclui uma componente teórica e uma prática, que será avaliada pelo Júri, composto por elemento do CENFIC, um elemento da AECOPS e um elemento da AIP-CE/FIL. O concurso decorrerá de 21 a 24 de Maio, sendo que no último dia pelas 15Hoo será entregues os Certificados de Participação e os 3 prémios monetários.

- Conferência Internacional de Arquitectura e Design - 22 de Maio às 14:30 horas, auditório 2 da FIL "Código dos Contratos Públicos". Esta conferência será presidida pela Directora da Revista Arte & Construção, a Dra. Chantal Florentino, na qual serão apresentadas diferentes visões sobre o novo Código dos Contratos Públicos, que altera o processo de contratação pública: visões de um engenheiro, um dono-de-obra e um empreiteiro.

- Conferência Oportunidades de Negócio em Angola
Em 2008, a Tektónica continua a percorrer caminhos que a levam a ultrapassar as nossas fronteiras, e a estimular o valor dos nossos produtos nos mercados internacionais com a realização do "Tektónica - Selecção de Produtos Portugueses" no mercado de Espanha, Angola e Marrocos. O Projecto representa o que de melhor se faz em Portugal em materiais de construção. No que se refere ao mercado angolano, serão discutidas as oportunidades de negócio que existem no sector, pela voz de arquitectos, construtores investidores e entidades oficiais.

Tektónica - Feira Internacional de Construção e Obras Públicas
De 20 a 24 de Maio
Pavilhões 1, 2, 3 e 4, Pav. Multiusos e Área Exterior da FIL - Parque das Nações
Horário: das 10H00 às 20H00 - Só para profissionais

Visite-nos em: www.tektonica.fil.pt

 
 
Selection 08: Alimentaria vai a Luanda em Junho  
       
 

A presença de empresas portuguesas na Alimentícia, em Luanda, Angola, tem sido um sucesso.
Mais uma vez a AIP/FIL, está a organizar uma participação agrupada de empresas do sector Alimentar, no âmbito do projecto SELECTION 2008.

De 5 a 8 de Junho, a FILDA - Feira de Luanda, acolherá no seu espaço a participação de empresas portuguesas, com produtos alimentares e equipamentos direccionados para os Supermercados e Restaurantes. São esperados cerca de 20.000 visitantes!

Empresas como ArcoHotel, Brilha Alimentar, Campicarn, Comeca, Indubeira e Probar, estarão presentes num espaço de 234 m2, para mostrarem o que de melhor se faz em Portugal, tendo ainda como objectivo a promoção das empresas e dos produtos nacionais em terras Angolanas.

Para além da exposição, os empresários portugueses, terão a oportunidade de visitar e contactar com os responsáveis de algumas das Empresas de Distribuição a operar neste mercado.

Mais informações:
marta.pinto@aip.pt
Telefone: 218921524
Fax: 218921512

 
 
O desafio lançado pela FIL a visitantes e expositores continua até Julho!  
       
 

FILA FIL conta com a sua participação na definição da NOVA ASSINATURA FIL. Basta preencher o cupão e colocar na tômbola disponível à entrada do Parque de Exposições. Com o patrocínio da Garvetur, a melhor assinatura ganha uma estadia de. Participe!
A Feira Internacional de Lisboa quer estar mais próxima do seu público e quer também melhorar a sua comunicação. Nesse sentido, vai mudar a sua assinatura.

A FIL, no contexto actual, representa mais do que um local de negócio, constitui também uma plataforma que permite às empresas portuguesas exportarem a sua imagem para o exterior, promovendo a sua marca e os seus produtos e representando o melhor que se faz em Portugal. É ainda um ponto de encontro dos principais agentes dinamizadores dos sectores, de opinion makers, dos vários canais de comunicação, de gentes e valores. Em suma, a FIL constitui actualmente para os seus clientes um verdadeiro PARCEIRO!

Em breve receberá no seu e-mail um convite para participar neste desafio e o respectivo cupão. Esteja atento!

GARVETUR

Visite-nos em: www.fil.pt

 

FIL - Feira Internacional de Lisboa

Rua do Bojador | Parque das Nações | 1998-010 Lisboa
Telefone: +351 218 921 500 | Fax: +351 218 921 555 | Email: fil@aip.pt

 
 
FIL AIP